Arraial do Pavulagem: família paraense vive último arrastão antes de deixar o Brasil

O Arrastão do Pavulagem se despede dos cortejos juninos neste fim de semana. Para alguns brincantes, o último domingo percorrendo em direção à Waldemar Henrique será uma celebração diferente. Anna Izabel Sabbag e a filha Daniela Sabbag, integrantes do Batalhão da Estrela, se preparam para uma nova fase da vida e vão embora para outro país. Apaixonadas pelo folguedo, as duas estão em clima duplo de despedida para viver este momento que promete ser tão emocionante quanto as memórias que construíram juntas ao longo dos anos.
Há anos, o cortejo sai pelo centro histórico de Belém todos os finais de semana de junho e no primeiro de julho, ao som de tambores e toadas autorais. Fundado pelos músicos Ronaldo Silva e Júnior Soares, o Arraial tem como um dos principais adereços dos brincantes o chapéu de palha com fitas nas cores azul, vermelho, amarelo e verde. Na época em que começou a se interessar pelo Arraial, a paraense Anna Izabel Sabbag nem imaginava que futuramente iria fazer parte do Batalhão. Naquele período, no final da década de 80, ainda no ensino médio, ela saía para prestigiar o cortejo escondida após sua aula encerrar. Hoje integrante, ela explica que esta manifestação popular, considerada Patrimônio Cultural Nacional, é um momento de resistência da cultura, reunindo música, dança e muita alegria.
Crianças, veteranos e estreantes fazem do Arrastão do Pavulagem um encontro nas ruas de Belém. São diversos aspectos. “O fato do Pavulagem ser inclusivo é o que mais me encanta. Não tem faixa etária, diferença social, é uma família. Preciso confessar que ao final do
Fonte: oliberal.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui