
Um vídeo que mostra um grupo de quatis cercando uma turista na Ilha do Campeche em Florianópolis viralizou nas redes sociais na última semana e já soma mais de mil visualizações. Nas imagens, quatro quatis farejam a bolsa e a canga da mulher enquanto ela está deitada na areia. Em determinado momento, um dos quatis chega a enfiar o focinho na bolsa e a turista reage dizendo: “Não tenho comida! Podem sair, meu Deus!”
As informações são do geógrafo Aracidio de Freitas Barbosa Neto, que explica que o quati Nasua nasua não é espécie nativa da Ilha do Campeche. Segundo ele, esses animais foram introduzidos na região durante a década de 90, período em que clubes de caça atuavam no local. “Foram inseridos alguns animais no período do clube de caça na década de 90. O destaque é o quati, que perdura até os dias atuais”, explicou.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) alerta que o contato frequente com visitantes tem alterado o comportamento natural dos quatis. Com a oferta constante de alimentos pelos turistas, os animais deixaram de caçar e buscar alimento na mata, passando a pedir ou até mesmo furtar comida dos visitantes, um comportamento que impacta o equilíbrio do ecossistema local. Em outro vídeo, registrou-se um quati carregando um pacote de batatas que tinha sido deixado por turistas.
Fonte: alfinetei.com.br
Nosso Whatsapp
Clique aqui




