Arraial do Pavulagem abre tradição popular com três gerações brincando juntas no 1º Arrastão

Neste domingo, a cidade de Belém será novamente tomada pelas cores vibrantes, sons de percussão e os passos coreografados dos brincantes do Arrastão do Pavulagem. Com concentração marcada para as 9h em frente ao Theatro da Paz, o Arrastão dará início ao tradicional cortejo cultural que mobiliza milhares de pessoas. O trajeto segue pela avenida Presidente Vargas, passa pela Rua Municipalidade e encerra na Praça Waldemar Henrique, onde a banda Arraial do Pavulagem fará um show especial, até por volta de 13h.
O desfile do Batalhão da Estrela inicia às 11h, com a expectativa de um público superior a 30 mil pessoas. Este ano, o grupo artístico conta com um número recorde de integrantes, mais de 1000 brincantes estarão divididos entre dança, perna de pau e percussão. Entre os milhares de participantes, muitas famílias inteiras se reúnem para celebrar a tradição, e algumas marcam presença em mais de uma geração, como é o caso da artesã Cristina Igreja, de 60 anos, sua filha Ligia Igreja e a neta Maria Flor, de apenas 6 anos.
A tradição de participar do cortejo foi transmitida de mãe para filha e agora para a neta. Cristina, Ligia e Maria Flor Igreja estão na expectativa de viver mais quatro finais de semana de pura emoção, música e cor. Cristina conta que sua relação com o Arraial começou em 1985, por influência de sua irmã. Ela já participava do Pavulagem e me convidava sempre. Mesmo morando em outras cidades como Bragança e Santarém, eu dava um jeito de vir pelo menos uma vez em junho para acompanhar os cortejos, relembra.
Fonte: oliberal.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui