
O centro de Belém acaba de ganhar mais cor e vida com a inauguração de um novo mural artístico dedicado à Conferência do Clima das Nações Unidas, COP. Localizada na Travessa Dom Romualdo de Seixas, na sede do Sebrae, a obra do artista Sebá Tapajós retrata a fauna e a flora amazônicas, com araras coloridas e vibrantes que chamam a atenção de quem passa pelo local. O mural foi inaugurado como um marco de representatividade para a COP e para as diversas pautas que serão trabalhadas durante a conferência.
O convite para que Sebá desenvolvesse a obra partiu do próprio Sebrae, que já possui uma parceria com o artista. Segundo Tapajós, além de chamar a atenção para a temática ambiental, o mural revitaliza um trecho da cidade que estava depredado e convida os transeuntes a refletirem sobre o futuro da Amazônia. “Um muro que tinha muita pichação e muita depredação ao longo de anos. O Sebrae tinha pintado, mas não reformado o local. Então fizemos o retrofit e o trabalho artístico do muralismo em homenagem à COP”, comenta o artista paraense.
Ele explica que antes de pintar, sua equipe precisou realizar o chamado retrofit, que consiste em reformar completamente a estrutura do muro para que ele estivesse apto a receber a arte. “O retrofit é uma reforma predial, seja de um prédio ou de um mural, onde a gente zera a estrutura e reconstrói ao ponto de ela poder receber a arte e se tornar um novo espaço. Fazemos uma impermeabilização com verniz antes. Todo esse processo é mais cuidadoso do que o ato do muralismo”, destaca Tapajós.
O muralismo é uma forma de arte que tem ganhado cada vez mais destaque nas cidades, trazendo beleza e reflexão para espaços públicos. Com a inauguração deste novo mural em Belém, a arte se une à conscientização ambiental e à representatividade da COP, transformando não apenas a paisagem urbana, mas também os olhares e pensamentos daqueles que passam por ali.
Fonte: oliberal.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui