home Noticia - Bloco COR 85 views # Artistas de Vigia resistem e mostram "Tarrafiada Cultural"

Artistas de Vigia resistem e mostram “Tarrafiada Cultural”

Evento será realizado esta noite na cidade histórica como forma de valorizar a produção artística regional

Conhecida por ter o Círio de Nossa Senhora de Nazaré mais antigo do Estado e também por ter um dos maiores carnavais do Brasil, Vigia, no nordeste paraense, está cheia de cores, ritmos e sabores neste sábado (16). A cidade realiza a 3ª edição da Tarrafiada Cultural, uma programação que representa um movimento de resistência de artistas, músicos, poetas, compositores, cantores e fazedores de cultura. Cerca de três mil pessoas devem participar.

 

 

Em paralelo aos shows ocorrem duas feiras: uma de artesanato e outra gastronômica, que é um dos potenciais da cidade. Artistas plásticas deram cores e formas aos muros e fachadas de Vigia, com obras em grafite (Muralismo) exaltando personalidades importantes da história de Vigia.

 

O organizador do evento, o artista visual Wilkler Almeida ressaltou que a última edição do evento foi em 2016, estando estes seis anos sem ser promovido. “É um movimento de resistência, um evento que partiu dos próprios artistas locais para a valorização do trabalho deles e para divulgação destes trabalhos”, destacou.

 

A ação consiste em uma série de intervenções criativas e apresentações artísticas locais e de municípios convidados”, prosseguiu o artista. Cortejos de bois de máscara de São Caetano de Odivelas farão parte dos cortejos, assim como apresentações de grupos de carimbó e da Banda Sinfônica União Vigiense.

 

Para a empreendedora Josilene Casseb, a realização da Tarrafiada é uma oportunidade para que os visitantes que estão em Vigia, neste feriado da Semana Santa possam conhecer também o trabalho de chefs de cozinha e das vendedoras de comidas típicas da cidade. Isto porque novas releituras de pratos tem sido feito constantemente, dando um toque de criatividade na culinária regional.

 

“Para a comunidade esse evento é um orgulho. Vigia é um celeiro cultural na poesia, literatura, música, gastronomia. Um evento deste porte fortalece a identidade local”, destaca Josilene, que também é empreendedora.

 

 

 

Fonte: DOL

85 viewsPublicado por: Emanuel Mathias Mathias | em: 16/04/2022
COMENTE:
Slider
Slider