
O Instituto Arraial do Pavulagem realizará neste sábado, 26 de setembro, o evento gratuito Oralidades, no Boulevard da Gastronomia, em Belém, em frente à sua sede. A programação visa celebrar a transmissão de saberes e promover o encontro entre diferentes gerações. As atividades são parte da preparação para os cortejos do Instituto, destacando-se pela diversidade cultural e pela interação da comunidade.
A programação começará às 16h com o ensaio aberto do Batalhão da Estrela, que se estenderá até às 18h. Simultaneamente, ocorrerá a inauguração do Brechó do Galo, cujos recursos arrecadados serão destinados a ações com crianças do Cordão do Galo, em Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. Essa iniciativa reforça o compromisso do Instituto em apoiar projetos sociais voltados para a infância.
Às 18h30, será encenado o espetáculo de teatro de bonecos “De Canoa Rumo ao Círio”, que conta com a participação de crianças do projeto Arraial desde Gitinho. A peça, realizada pelo Coletivo Ultramundanos e Tecido Cultural, retrata a jornada de Dona Nazaré e seu filho Pedrinho em canoa até o Círio de Nazaré. A dramaturgia e a manipulação dos bonecos são de responsabilidade de Dheyyvth Guyhermeth, enquanto a produção e sonoplastia ficam a cargo de Milena Barros e Alex dos Santos, respectivamente.
A roda de conversa “Quando a floresta brinca: ludicidades, produção didática e brincadeiras Tembé Tenetehara” terá início às 19h30 e contará com a participação de especialistas na área. A discussão abordará temas como oralidades, a relação com a natureza e os efeitos do acesso a tecnologias ocidentais sobre a produção de brinquedos e materiais didáticos entre crianças indígenas da Terra Indígena Alto Rio Guamá. O evento será encerrado com um show especial do Arraial do Pavulagem às 20h30.
Segundo Ronaldo Silva, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem, o Oralidades é “essencial na construção dos nossos Arrastões”. Ele destaca a importância do evento na disseminação de saberes que dão significado aos cortejos, além de servir como uma preparação para o Arrastão do Círio 2026, programado para o dia 10 de outubro em Belém. A expectativa é reunir um público de 25 mil pessoas, celebrando a ancestralidade da floresta.
Fonte: oliberal.com
Compartilhe este conteúdo: