home NOTICIA GERAL-01 172 views #

SEMED BENEVIDES RECEBE VISITA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAJAMAR/SP

Os resultados significativos obtidos pela educação municipal nos últimos 6 anos foram decisivos para a escolha de Benevides como município parceiro para celebrar acordo de Intercâmbio de Melhores Práticas com a Secretaria Municipal de Educação de Cajamar-SP. Entre os mais importantes resultados da gestão do Prefeito Ronie Silva em educação, destaque para a elevação no IDEB, saindo do 44º em 2013 para o 1º lugar em 2018.

Para conhecer de perto as experiências exitosas na educação de Benevides que levaram a esses resultados, três profissionais da SME Cajamar visitaram o município paraense. São elas: Jaqueline Ferreira, Secretária Adjunta da SME e Professoras Hislan Rodrigues e Juliana Vieira. Elas conheceram um resumo do “Programa Benevides à Escola” que abriga diversos projetos, entre eles, o Mais Presença, principal foco da visita. Esse projeto concerne à busca da melhoria da aprendizagem e inclusão educacional para que ao longo do ano letivo não se tenha “nenhum aluno a menos”. Para obter essa meta foi necessário sensibilizar os alunos e as famílias por meio da campanha: “Fora da Escola não pode e dentro da escola sem aprender também não pode”. O seu princípio é que não basta diagnosticar, mas sim que é preciso intervir. Assim, o Projeto “Mais Presença” busca o alcance da meta 4 do PME – Plano Municipal de Educação: “alfabetização, letramento e aprendizagem significativa, para o exercício pleno da cidadania”, garantindo o direito de aprendizagem de cada um e de todos.

A metodologia de monitoramento e avaliação do PME, destacada pela SASE/MEC como uma das mais bem estruturadas no Estado do Pará também foi apresentado às professoras paulistas.

Em visita às escolas municipais constataram os resultados da profunda transformação na educação de Benevides. Conheceram os excelentes ambientes escolares com alto padrão de qualidade em estrutura, o comprometimento e elevado nível técnico dos profissionais que atuam nas unidades de ensino. O roteiro incluiu as unidades Florescer, Angélica Sales, São Francisco, Juritis e José Leôncio. Elas visitaram as creches onde receberam o carinho de nossos bebês, presenciaram as atividades dos estudantes do Fundamental I e II e conheceram, na prática, o funcionamento do Projeto Mais Presença. Participaram ainda das tertúlias literárias na Escola Santa Luzia.

Durante a visita, elas foram recepcionadas pelos técnicos da Semed, Professora Franci Sodré, Coordenadora do Núcleo Político Pedagógico-NUPP; Professora Edilza Corrêa, Assessora Técnica Pedagógica; Eliete Vieira, Secretária de Educação e Ivan Pirixan, Comunicólogo, Coordenador do Escritório de Gestão de Projetos-EGP da Semed.

Fonte, texto e fotos: Secretaria Municipal de Educação

172 viewsPublicado por: Emanuel Mathias Mathias | em: 07/06/2019
COMENTE:
Arrow
Arrow
Slider
Arrow
Arrow
Slider