home Noticia - Bloco COR 88 views #

Imóvel histórico é restaurado e abriga a nova Casa de Cultura de Bragança

A população bragantina ganhou um novo espaço para a preservação da memória e cultura do município. Trata-se da Casa da Cultura Lobão da Silveira. O casarão histórico passou por um processo de restauro e foi entregue à comunidade nesta quinta-feira, 2.

O imóvel está entre as construções mais antigas da cidade. Ao longo de sua história, o prédio sofreu algumas intervenções. Com a reforma, um anexo foi construído com elementos decorativos que remetem ao prédio original e características arquitetônicas contemporâneas. Agora o espaço vai abrigar a Biblioteca Pública Municipal se Castro e Souza e o salão de Convenções-padre Vitaliano Maria Vari. Além disso, será o novo arquivo público, que atualmente está instalado na sede da Prefeitura Municipal.

Estrutura

Nas fachadas predominam a sobriedade identificada nos elementos arquitetônicos como a platibanda decorada somente por cimalha e vãos em verga reta encimados por ornatos em alto-relevo e arrematados por molduras lisas. As esquadrias são em madeira e vidro com a presença de almofadas e venezianas. No anexo o fechamento dos vãos é em elemento vazado de concreto. Destaca-se entre elas a porta localizada na fachada principal que conta com uma bandeira em ferro trabalhado com as iniciais de José Paulino dos Santos Mártyres, primeiro proprietário do imóvel.

 

*Com informações da assessoria

88 viewsPublicado por: Emanuel Mathias Mathias | em: 04/07/2020
COMENTE:
Slider
previous arrow
next arrow
Slider