SOBRE O PORTAL            EQUIPE            CONTATO

III Visita Pastoral de Dom Carlos em Santo Antônio do Tauá

​Pelas estivas, aportando nos trapiches dos paranás do nordeste da Amazônia Paraense, os passos desse missionário já conhecem as pontes que constrói e que, pelo chão das estradas vão rompendo as barreiras de rios, mares e mata adentro.

​Assim, no período de 11 a 18 deste março equatorial, Dom Carlos Verzeletti, Bispo da Diocese de Castanhal, realizou a sua III Visita Pastoral em  Santo Antônio do Tauá, abrindo  novos horizontes de “ Uma Igreja que se aproxima, escuta e ilumina as Famílias, os Jovens , as Periferias “. 

​Com determinação, espírito evangelizador, na tarde de domingo 17, Dom Carlos chegou à  Comunidade  São Francisco, no Km 25 da Pa-140,  recebido com  fogos e acordes da Banda de São Raimundo Borralhos. Era aguardado pelo Pároco, Pe. Érico Silva, o Prefeito Municipal  Evandro Correa, autoridades do Legislativo e o Povo de Deus em geral. Dali, todos dirigiram-se à Igreja de São Francisco, onde foi celebrada a Missa de abertura, daquela que seria, mais do que uma visita, uma semana de intensa convivência e de graças. Afinal, esta semana  só acontece a cada  quatro anos e objetiva uma maior comunhão eclesial entre o Bispo e todo o Povo e, neste ano, em especial, quando a Paróquia Santo Antônio de Lisboa celebrará em agosto  seu  jubileu de ouro , 50 anos de instalação.

​Em Santo Antônio, segundo Pe. Érico, houve uma grande preparação de todos os grupos, movimentos e pastorais. Os agentes pastorais e coordenadores de comunidades saíram a campo durante dois meses. Essas lideranças realizaram um censo em todas as comunidades; levantaram e atualizaram dados estatísticos, como número de famílias; presenciaram, de perto, suas formas de convivência em casa e na sociedade local. Puderam constatar dificuldades, dores, sofrimentos, mas tomaram ciência, também, de   realidades bonitas, com gente engajada no trabalho pastoral, que busca luz na Palavra de Deus, nos encontros de Lectio Divina, na catequese de Iniciação à Vida Cristã e outros.

​Dom Carlos, na programação da semana, presente, recebeu todos esses relatos, escutando, sempre, algo de muita contribuição para direcionar sua mensagem. Também, na programação, houve visitas a Instituições Públicas e Comunitárias. Conversou com representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em todo tempo, na busca incessante de despertar um olhar evangelizador, exatamente na oportunidade em que as Políticas Públicas são o assunto que a Igreja do Brasil nos convoca a refletir nesta Campanha da Fraternidade 2019.

Outros momentos que marcaram a III Visita Pastoral foram as caminhadas pelas comunidades ribeirinhas às margens do Rio Tauá; o encontro com os Jovens e os casais; as homenagens que todas as comunidades prestaram à sua maneira, com danças, músicas e presentes. Foram uma sequência de manifestações carinhosas que tocaram sensivelmente o coração do Bispo que, em contrapartida, respondia com gestos de carinho, como o de   servir o lanche para os presentes.

​Pe. Érico, em singelas palavras, falou agradecido da presença de Dom Carlos na Paróquia de Santo Antônio. Acredita que a Visita Pastoral trará sinais de um tempo de renovação, pois, o fato do diálogo com os três poderes, frente a diagnósticos de necessidades básicas para a população, produziu propostas e encaminhamentos de soluções.

 ​Dom Carlos, sintetizou: “ … uma Igreja que celebra a Fé e a vida; uma Paróquia, onde o Pároco, Padre Érico, desempenha uma grande missão e vive dedicadamente a acompanhar a  todos; um trabalho de conscientização da Pastoral do Dizimo;   comunidades rurais, onde a presença da Igreja, além da pastoral, trabalha a questão social;  de modo particular, agricultores que vivem  a responsabilidade de manter um ambiente sem agrotóxico nos seus cultivos”.

​Foi mais a experiência de um Povo que, sem dúvida, Dom Carlos, depois de sair do Tauá, trará nas suas orações e no seu coração.

Fontes: Estevâo Barbosa/Pastoral Litúrgica e PASCOM/Tauá

Fotos: Everardo Freitas e Vânia Sagresti

Texto: Vânia Sagresti/ PASCOM DIOCESE DE CASTANHAL

Compartilhe:
Agende uma cobertura, envie sugestões de eventos, informações, denuncias, notícias, videos e muito mais...
 Nosso Whatsapp 
Clique aqui
tags:
photography flyer - Feito com PosterMyWall (1)
project_20230828_1827306-03 (2)
logo rui
logomarca nova do dunga