SOBRE O PORTAL            EQUIPE            CONTATO

Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti adapta espaço infantil lúdico terapêutico

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Saúde (Sesma) e do Hospital Pronto Socorro Municipal (HPSM) Mário Pinotti, colocou à disposição do público um espaço lúdico montado especialmente para as crianças internadas no hospital, proporcionando a elas momentos de lazer, com pintura, música, dança e muita animação. Desde que foi iniciado o serviço de terapia ocupacional na ala da pediatria, sempre foram pensadas estratégias para um momento recreativo para as crianças. Antes, as atividades lúdicas eram realizadas nas próprias enfermarias, e agora, existe um espaço com essa finalidade, que funciona uma vez por semana, no período da tarde, com a duração de duas horas.

Samuel Aflalo, diretor do hospital.

O espaço ajuda a aumentar a adaptação da criança à nova situação de vivência e, inclusive, atua sobre o restabelecimento de sua saúde, proporcionando a ela carinho e força de vontade diante da condição em que se encontra. 

“O brincar é nossa terapia de trabalho. Tivemos como iniciativa montar um espaço que fosse cheio de alegria, cores e brinquedos para que pudéssemos, justamente, retornar essa criança para um momento que é do cotidiano dela”, diz Ana Girard, terapeuta ocupacional do HPSM.

Terapia – Joelma de Souza, que está com a filha internada há cinco dias no HPSM, disse não ter visto nada parecido em nenhum hospital. “Minha filha sente dores constantemente e esse espaço chegou para nos distrair. Agradeço às pessoas que o criaram, porque faz muita diferença para nós”, comentou.

A terapia ocupacional é uma profissão que utiliza o brincar na recuperação de crianças dentro da hospitalização. A proposta do espaço lúdico é fazer com que elas saiam desse ambiente, que é um ambiente hostil, e retomem as atividades que têm o costume de fazer, como brincar. 

“Quando há um espaço recreativo no serviço de saúde, encontra-se uma maneira de amenizar esse sofrimento, permitindo que a criança seja capaz de realizar sua necessidade infantil essencial. Além disso, este espaço muda as ideias previamente formadas sobre o hospital, passando a ser percebido como um local que também proporciona bem estar, onde a criança pode brincar”, ressalta Samuel Aflalo, diretor do hospital. 

Serviço: 

O espaço recreativo fica no Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (HPSM), na travessa 14 de Março, 500, no Umarizal, funciona uma vez por semana, com duração de duas horas para as crianças que estão internadas na unidade.

Texto:Laiana Melissa

Compartilhe:
Agende uma cobertura, envie sugestões de eventos, informações, denuncias, notícias, videos e muito mais...
 Nosso Whatsapp 
Clique aqui
tags:
photography flyer - Feito com PosterMyWall (1)
project_20230828_1827306-03 (2)
logo rui
logomarca nova do dunga