home Noticia - Bloco COR 114 views #

Eleitores de Benevides têm dois meses para fazer a Biometria obrigatória

Benevides possui 40.387 eleitores aptos a votar, e apenas 25% deles fizeram a biometria.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará iniciou o recadastramento biométrico obrigatório no município de Benevides no dia 27 de junho. Mas o movimento no Posto de Atendimento está bem abaixo do esperado.

Todos os eleitores devem comparecer para regularizar os dados cadastrais junto a Justiça Eleitoral. O Posto de Atendimento funciona na Secretaria da Juventude, que fica na Rua Constituinte, no centro da cidade.

O atendimento é simples, basta levar um documento oficial com foto, que pode ser o RG, a Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista ou Passaporte, além de comprovante de residência, como contas de água ou luz, por exemplo. O eleitor terá os dados atualizados no sistema, fará o registro da impressão digital de todos os dedos e uma foto. Após essa etapa o eleitor já sai como o novo Título em mãos, que é emitido na hora.

De acordo com os dados do TRE do Pará, Benevides possui 40.387 eleitores aptos a votar, e panas 25% deles fizeram a biometria. O prazo para o comparecimento é até 13 de setembro de 2019. Quem deixar de fazer o recadastramento biométrico obrigatório até o prazo final terá o título de eleitor cancelado e fica impedido de votar nas Eleições 2020.

Além disso, com o Título cancelado, pode ter suspensos os benefícios sociais, entre eles Bolsa Família e Seguro Defeso. Sem o Título Eleitoral, o cidadão também terá restrição no CPF e fica impedido de realizar concursos públicos, pedir empréstimos em bancos estatais e retirar passaporte.

Portanto, a Justiça Eleitoral orienta ao cidadão que procure o posto de atendimento o quanto antes para se regularizar. O recadastramento biométrico em Benevides será realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. E aos sábados, de 8h às 14h. O atendimento será por ordem de chegada, respeitando as prioridades. A Secretaria da Juventude fica na Rua da Constituinte, esquina com a Rodovia Augusto Meira Filho – Centro.

Biometria

O novo processo de cadastro eleitoral, com a identificação do eleitor por meio da impressão digital, é um método seguro e visa acabar com as fraudes na hora da votação, uma vez que a biometria é única de cada cidadão.

Atualmente, o TRE do Pará já realizou o recadastramento biométrico de mais de 4,7 milhões de eleitores, o que corresponde à 86% do eleitorado paraense. A expectativa do TRE do Pará é concluir a biometria em novembro de 2019, permitindo assim que nas Eleições municipais de 2020 todos realizem o voto a partir do novo sistema.

Serviço

Recadastramento Biométrico Obrigatório em Benevides

  • Período: 27/06/2019 a 13/09/2019
  • Local: Secretaria da Juventude – Rua da Constituinte, esquina com a Rodovia Augusto Meira Filho – Centro
  • Dia/Hora: segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Sábado, das 8h às 14h.

Fonte: ASCOM / TRE

114 viewsPublicado por: Emanuel Mathias Mathias | em: 02/07/2019
COMENTE:
Arrow
Arrow
Slider
Arrow
Arrow
Slider